2 Erros que pode estar a cometer enquanto Líder!

Motivação, Motivação, Motivação… tanto se fala nesta palavrinha nos mais variados contextos! Tanto a nível empresarial como pessoal!
Antes de mais, é importante perceber o que se entende por MOTIVAÇÃO = MOTIVO + AÇÃO, origem do Latim (movere). Significa que temos realmente um MOTIVO para entrarmos em AÇÃO!

É comum identificarmos falta de motivação na nossa vida ou nas nossas equipas, certo?
MAS…

O que REALMENTE estará por detrás desta falta de MOTIVAÇÃO?

Enquanto Líder é fundamental refletirmos sobre várias questões, tais como:

  • De 0 a 10 (sendo 10 totalmente satisfeito) o quão satisfeito estou com a forma como motivo a minha equipa?
  • De 0 a 10 (sendo 10 totalmente satisfeito) o quão satisfeito estou com o entusiasmo e motivação com que desempenho o meu papel?
  • Conheço realmente cada elemento da minha equipa? Conheço as suas necessidades individuais e enquanto líder vou ao encontro dessas necessidades?
  • Que ações estou a desenvolver para criar o contexto ideal para a minha equipa se sentir motivada?

Segundo o autor Oliver Rohrich vários elementos contribuem para gerar motivação numa equipa. Assim sendo, analisaremos dois desses elementos, a saber:

SIGNIFICADO

Para entendermos esta questão do significado vou contar uma história: Os 2 operários partidores de pedras!

“Era uma vez 2 operários que tinham como trabalho partir pedras. No entanto, era notória a forma distinta como cada um desempenhava a sua função. Um deles, apresentava-se com uma postura e cara fechada, podíamos ouvi-lo falar com os seus botões: – Mais um dia, mais um dia da minha vida a partir pedras, é isto que eu faço partir pedras e mais pedras, noite e dia…triste vida a minha!
Por outro lado, o outro operário que desempenhava as mesmas funções, fazia-o com um sorriso rasgado nos lábios, podíamos sentir o seu entusiasmo e boa disposição.
Um dia um homem que passava perto da obra viu os 2 operários e decidiu abordá-los! Avançou junto do operário deprimido e questionou-o:
– Ei, então? Que está aqui a fazer?
– EU? Oh, estou a partir pedras!
É só o que faço, parto pedras, noite e dia sem parar, sempre a mesma coisa, mais nada!!
O homem faz a mesma questão ao outro operário, ao qual lhe responde:
– O que eu estou a fazer? EU ESTOU A CONSTRUIR UMA GRANDE CATEDRAL! Parto pedras, porque a cada pedra estaremos mais próximos da nossa catedral.”

2 Realidades IGUAIS ou DIFERENTES? O que distingue estes 2 operários?

É claramente visível que o operário desmotivado não entende a sua Missão, não entende o seu grande contributo, não há um destino, logo não há entusiasmo! O ser humano tem a necessidade de se sentir ÚTIL, tem necessidade de SIGNIFICÂNCIA!
Claramente ao outro operário foi lhe transmitido este sentido de SIGNIFICADO, e a forma como encara a mesma tarefa gera um resultado completamente diferente.

RECONHECIMENTO

É frequente quando pensamos em motivação automaticamente pensarmos em compensação financeiro, vários estudos indicam que quando as necessidades básicas do ser humano estão asseguradas, o aumento de remuneração poderá surtir efeito motivacional a muito curto prazo, se nada mais alterar, é muito possível que o grau de desmotivação do colaborador volte exatamente ao estado inicial antes do aumento.
Reconhecimento é também falarmos de Reconhecer o trabalho, a competência, a entrega do colaborador.
Elogiar o colaborador! SEMPRE!
Enquanto líder deverá elogiar tanto a equipa como os colaboradores individualmente! Um trabalho reconhecido, é um motor de arranque motivacional incrível! Depois de um elogio, o ser humano tem tendência a querer manter essa imagem e esforçar-se por garantir que o feedback foi merecido.
Quando se fala de elogios, é importante saber fazê-los, ter em atenção que o ELOGIO deve ser específico, referente à situação concreta, deve ser feito imediatamente e não esperar pelo Natal para fazê-lo, deve ser Verdadeiro.
Estes são apenas 2 dos vários elementos que vão contribuir para gerar mais Motivação junto das equipas!

Um Líder precisa de uma Equipa comprometida, e uma Equipa precisa de um Líder - Patrícia Rosa

Sem Comentários

Desculpa, o formulário de comentários está indisponível de momento.